Ouvir música no trabalho prejudica?

Por Tiago Gabriel             

                                                                     

Provavelmente você já ouviu falar em pesquisas, através de profissionais, ou até mesmo considerou uma verdade, através de experiências próprias, de que a música gera efeitos positivos no trabalho – reduz o estresse e aumenta a produtividade. Acreditava-se que dependia bastante do tipo de trabalho exercido pelo colaborador. Poderia interferir muito mais nos trabalhos que necessitam de muita atenção, como cálculos, preenchimento de planilhas, do que o de produção de bens. Mas, recentemente, um levantamento feito por pesquisas da Universidade de Wales, localizada no Reino Unido, relatou justamente o contrário.

No estudo, os voluntários, ao ouvir algum tipo de música durante a atividade profissional, tiveram sua performance (desempenho) inferior comparado com o trabalho executado por outros profissionais em um ambiente silencioso. Segundo os pesquisadores, as variações acústicas dificultam a concentração durante o expediente, ou seja, faz com que a pessoa perca o foco de sua atividade, e só são proveitosas para preparar a mente antes do trabalho. Agora é torcer para seu chefe não ver essa pesquisa…

One response to this post.

  1. Posted by Julio Silva on 31 de janeiro de 2011 at 4:21 PM

    Em partes concordo, em algumas atividades pode inteferir, como foi citado acima, em trabalhos que exijam atenção. Pessoas que trabalham na área financeira principalmente.

    Responder

Deixe um comentário