Brincando de Figuras

Por Xico Branco

Nessa terça vou postar uma de minhas poesias já premiadas. O texto  abaixo foi destaque especial em 1999 em concurso de poesia da Revista Nacional Brasília. É uma brincadeira em forma de versos com as figuras de linguagem e pensamento. Curioso é dizer que quando fiz esta poesia eu tinha 17 anos, morava em Santarém e cursava o ensino médio. Para compô-la eu usei uma gramática de Ulisses Infante como apoio linguístico e fui concatenando cada figura com um verso criado por mim, onde a mesma se insere, ou seja, o verso é o próprio exemplo da figura em questão.

O título da mesma nasceu de uma antiga brincadeira que agente tinha quando eu era criança. Quando algum álbum de figurinhas era lançado para colecionar, eu e meus amigos brincávamos colocando uma figura sobre a outra, com o lado da imagem para baixo. Quem conseguisse desvira-las batendo com a mão em forma de concha, num movimento rápido de bater e puxar, ganhava as mesmas. Isso era feito para adquirir figuras que um ou o outro ainda não possuía no álbum. Eis a alusão que usei para titular esta poesia.

___________________
BRINCANDO DE FIGURAS
Sou elipse por enquanto
E agora, zeugma
E polissíndeto.
Já sou assíndeto neste momento
E no mesmo momento momentaneamente sou pleonasmo
É melhor, melhor é ser iteração, não
Melhor mesmo é ser anáfora.
Mas, senhor, mudarei para anacoluto.
Hipérbato, pensando bem, um tom diferente dá
Porém, como meu bem, aliteração também cai bem.
Não! Vou mudar! Voltarei a ser a antítese que sempre fui.
Ser e não ser, eis a questão ironizada.
Virarei, mundo louco, um apóstrofe.
Tentarei cantar, falar, sussurrar, gemer que agora sou Gradação.
Até meus cabelos estão a cantar, virei prosopopeia
Meus cabelos são cantores na metáfora.
E da metonímia só direi que em antonomásia sou o poeta da ocasião.
O poeta do momento no eufemismo é igual a você um sonhador.
E por fim serei milhões de poetas num só quando for Hipérbole. .

Deixe uma resposta

